Pesquisar este blog

Bem Vindos ao Blog da Arte!

Nesse blog estarão sendo postados assuntos relacionados a todo tipo de arte, e aberto aos vitantes que se enteressam pelo assunto e estão dispostos a compartilhar conhecimentos.


"A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade." (Pablo Picasso)

domingo, 30 de outubro de 2011

A importância da arte na vida das pessoas

A arte acompanha os acontecimentos do mundo de acordo com sua época. Antes do surgimento da fotografia a arte era utilizada para representar o que se via. Com passar do tempo adquiriu nuances pessoais, deixando de ser apenas uma representação para ser uma expressão do “artista”.É possível encontrar talentos para as artes em todas as classes sociais, seja nos adultos, nos adolescentes e nas crianças. Através das artes se resgatam as cidadanias, a interação social/familiar, a comunidade, a cultura de um povo, ocorrendo mudanças significativas no comportamento das pessoas.

Num mundo que tem se tornado cada vez mais materialista e freqüentemente nos torna passivos frente à tecnologia, a busca pela arte é a alternativa para sair da rotina, para ir ao encontro da beleza e da fantasia, fazendo-nos respirar de novo e repor nossas energias garantido-nos o bem estar e o equilíbrio físico e mental.
Antigamente as pessoas somente procuravam a arte para ter uma profissão e seguir uma carreira: ser artista.

Atualmente quem de nós já não ouviu alguém dizer: “Não sei o que faria se não fosse a pintura...” ou ”a música é minha terapia”, ou ainda, “o teatro, a dança, mudaram minha vida...”

Pintura, teatro, escultura, escrever um poema, um livro, faz com que as pessoas expressem e extravasem as emoções. Ao mesmo tempo se permitem utilizar seus recursos internos e suas habilidades para dar forma ao material, seja argila, ferro, madeira, papel, um instrumento musical, uma peça teatral...

A atividade artística, seja qual for, abrange a habilidade em usar o cérebro para alterar, renovar, recombinar o aspecto da vida, da experiência acumulada. Implica em sentir o mundo com vitalidade e fazer um novo uso do que se percebeu. É expressar nossas vivências, nossos sonhos, conforme os sentidos e descobrir novas formas, segundo as quais a sociedade pode ser construída.

A arte por si só é uma atividade regeneradora, um canal para um nível não verbal de percepção que leva ao processo de individuação. Neste processo, somos forçados a nos confrontar com diversas facetas de nosso íntimo que estão, muitas vezes, em conflitos com nossas idéias e comportamentos conscientes.

A arte vem se tornando importante aliada na recuperação da saúde física e mental, tanto que a medicina e a psicologia vêm utilizando-a como coadjuvantes nos tratamentos para aliviar sintomas de diversas doenças, para superar a dificuldade de aprendizagem de crianças e adolescentes e controlar a hiperatividade.

A arte solicita da pessoa, introspecção reflexão, concentração, organização de idéias, pensamentos e forma hábitos de trabalho. A pessoa se educa.

Do ponto de vista psicológico, descobriu-se que ao se dedicar a uma atividade criadora, artística, a pessoa melhora sua auto-estima, baixa seu nível de angústia, de estresse e de ansiedade, possibilitando lidar de forma mais saudável e equilibrada com as dificuldades que se deparam no dia a dia. A ciência da psicologia recomenda: “a arte faz bem para a saúde física e mental”.